EXPOSIÇÃO

Museu do Queijo Canastra - Medeiros MG

Exposição permanente -  O Modo Aretesanal de Fazer Queijo de Minas, Patrimônio Cultural do Brasil

O projeto “Salvaguarda do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas”, patrocinado pelo IPHAN e realizado pelo GT Slow Food de Queijos Artesanais e pelo Instituto Terceiro Setor – ITS trouxe para o Museu do Queijo de Medeiros a possibilidade de transformar-se em um centro de referência cultural dos queijos artesanais para toda a região da Canastra. A proposta de atuação e o nome do museu foram alterados para Museu do Queijo Canastra, mantendo-se o nome do homenageado Ano 2017.

Funeral Bororo

A exposição Funeral do Museu Virtual de Ciência e Tecnologias da UnB é fruto da recuperação do acero fdadado de 1980 dos fotografico dos fotográfos Waldir Pina e Kim-Ir-Sen. O Ritual Funerário Bororo é o único que permite o encontro da sociedade Bororo como um todo. Nele estão presentes todos os vivos e todos os mortos que tenham parentes vivos. Nesse tempo todos os membros da aldeia tomam parte nos inúmeros ritos que compõem o funeral: a confecção de ornamentos como arco e flechas, do cesto funerário, preparação dos trajes cerimoniais, caças, danças, entre outros. Também é o tempo em que os mais velhos (os anciãos Bororo), transmitem seus conhecimentos para os mais jovens, ensinando os cantos, as ornamentações e as coreografias dos ritos.

 

Memorial da Embrapa Cenargen

Em uma instituição como a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que tem como
lema preservar o passado e antecipar o futuro, o resgate da memória é muito importante,
pois vai de encontro à essência da Unidade, que conjuga os saberes tradicionais às tecnologias
de ponta e o avanço do conhecimento. Por isso, investe em ações em prol do resgate
e construção da memória desde 2008 e o lançamento dos livros e do menorial está entre os resultados
desses esforços.

Igreja Matriz de Pirenópolis

 A exposição Canteiro Aberto aconteceu durante o restauro da Igreja Matriz  Nossa Senhora do Rosário em Pirenópolis. Coordenação geral, projeto espacial, cenográfico e de iluminação, design de mobiliário expositor, pesquisa histórica e iconográfica, produção fotográfica, redação, projeto gráfico, tratamento de imagens, execução e montagem. Pirenópolis, GO / 2002
Prêmio Rodrigo de Mello Franco IPHAN – 2006